Falta de sono e as redes sociais
dezembro 18, 2022 0 Por PamcyberpsAs plataformas de redes sociais não param de ganhar usuários a cada dia. Existem aproximadamente 5 bilhões de pessoas no mundo com acesso a um telefone celular ou conectado a algum tipo de rede social. Com a facilidade de acesso a qualquer hora e a qualquer horário, surge um comportamento que chama a atenção dos estudiosos, o uso excessivo de redes sociais no período noturno. Comportamento este que pode efetuar a quantidade necessária de horas que uma pessoa precisa dormir.
Analisando isto, um estudo feito em conjunto e publicado no jornal de computadores e comportamento humano (computer in human behavior) com o título de sono devido às redes sociais? Investigando problemas de sono devido às redes sociais e higiene de sono nas redes sociais, sob o titulo original e em Inglês (Sleepless due to social media? Investigating problematic sleep due to social media and social media sleep higiene) buscou analisar um grupo de usuários com perfil no facebook e seus hábitos de acesso a esta rede durante o período noturno.
Foram estudados dois grupos: Grupo A foram selecionados estudantes de universidades que estudam em período integral, e nao tem nenhuma outra atividade. O grupo B foram selecionados profissionais que trabalham de forma integral e ainda estudam em período parcial, fazendo especialização ou concluindo mestrado, totalizando 1870 participantes aptos a participar do estudo.
Os participantes selecionados responderam uma pesquisa de comportamento e hábitos noturnos, com um questionário que identificava em uma escala de até 5 pontos o nível de compulsividade no uso do facebook, fomo ( Feeling of missing out) também conhecido como um sentimento de perda, ansiedade e depressão. Foram também analisados variáveis relacionadas a higiene do sono e problemas do sono.
O estudo encontrou cinco associações positivas:
- Associação positiva entre ansiedade com compulsividade no uso das redes sociais
- Associação positiva entre depressão com compulsividade no uso das redes sociais
- Associação positiva entre medo de perder (Fomo) com compulsividade no uso das redes sociais
- Compulsividade no uso das redes sociais apresentou uma positiva associação com problemas de sono
- Compulsividade no uso das redes sociais apresentou uma associação positiva com higiene do sono.
O estudo descobriu que compulsividade no uso de redes sociais esta parcialmente relacionada com o sentimento de medo de perder e problemas de sono. O estudo revela que FoMO pode estar relacionado com o lado emocional e pessoal, como, por exemplo, os estudantes que trabalham integralmente e estudam parcialmente, podem utilizar do período de latência do sono para engajar nas redes sociais ou para se conectar socialmente e até mesmo preencher a necessidade de se relacionar com algo ou alguém.
Os estudantes que apenas estudam integralmente apresentaram uma menor regulação das próprias emoções no uso das redes sociais. Isso pode se dar ao fato de que eles se sentem mais pressionados para estar engajados com as redes sociais em comparação com os estudantes do grupo B. Uma vez que, estes tem mais responsabilidades a lidar no dia a dia e menos tempo para engajar nas redes sociais.
Os resultados dizem que compulsividade no uso de redes sociais durante o período noturno pode acarretar problemas de sono em algumas pessoas, especialmente se existe a presença de algum transtorno como ansiedade ou depressão. Entretanto, para isto acontecer é necessário uma mudança dos hábitos de dormir ou de higiene do sono.
Sendo assim, problemas de sono com o uso de redes sociais nem sempre é fácil de identificar. Muitas vezes existem outras condições que fazem com que o a pessoa engaje nas redes socias de forma nociva.
O resultados deste estudo mostram que o uso compulsivo de redes sociais podem na realidade estar associados a várias outras questões pessoais e que algumas pessoas simplesmente usam redes socias como uma forma de alívio em alguns casos, e que problemas de sono associados a compulsividade de redes sociais podem estar relacionados a uma baixa higiene de sono e hábitos de dormir nocivos.